quinta-feira, agosto 20, 2009

Contágio - Robin Cook

Nunca havia lido um livro de thriller médico e sempre olhei Robin Cook com desconfiança. Porém, com esta pandemia mundial de cripe, resolvi dar uma chance ao dotor. Sim, ele é médico de profissão, o que garante o realismo dos termos e descrições das doenças. Me interessei por esse livro porque ele trata justamente de uma pandemia de vírus fatais e que historicamente produziram estragos na humanidades, como a Peste e a gripe de 1918, conhecida como gripe espanhola. No livro, faz-se inclusive a citação de uma pandemia de gripe suína nos Estados Unidos em 1976. Nunca havia ouvido falar. Esta gripe foi um caos no sistema de saúde nos states.
Mas voltando ao livro, é muito bem escrito se considerado dentro do estilo thriller. Não faltam os ingredientes de uma boa história de suspense: mistério, mortes e a boa e velha teoria da conspiração.
A medida que o autor vai contando a história eu praticamente ficava com o coração na boca, pois queria logo chegar ao fim. Como eu gosto de leitura rápida e suspense classe A, valeu muito a pena ler.
A história se foca na investigação do Doutor Jack Stapleton, médico legista em Nova York, acerca do aparecimento de pessoas mortas com vírus altamente perigosos. (Um parêntesis: o doutor Stapleton lembra bastante o doutor House da Tv). À medida que o doutor vai se aprofundando, ele descobre que está mexendo num ninho de vespas, e que sua vida corre riscos. Sua premissa parte de que algo podre com relação ao plano de saúde AmeriCare, que é dona do hospital onde se inicia as mortes.
Não me arrependi e lerei outros livros do autor. E também vale pelo assunto super atual de pandemia de vírus e sistema de saúde, com uma cutucada nos planos de saúde americanos. O autor deixa claro que a capitalização da saúde, com a propaganda e o investimento pesado em hospitais e criação de planos está levando todo o sistema de saúde americano à beira de um colapso. E acho que isto também é verdadeiro para o Brasil...

Nenhum comentário: