quarta-feira, junho 24, 2009

A maldade no ar


Chegando as férias de meio de ano e já começo a me coçar para ler algum romance policial para aliviar a tensão semestral. Eu disse Semestral.
O escolhido para abrir com chave de ouro este período foi "Metrópole do medo" de Ed Mcbain. Como o subtítulo em português diz, é um romance do 87o. DP e descreve o dia a dia dos procedimentos policiais deste departamento.
Ed Mcbain cria toda uma cidade para servir de pano de fundo para a sua escrita rápida e desconcertante. Como o autor diz no início do livro, a cidade e os personagens são inventados, mas os procedimentos policiais são baseados na realidade. Aí é que reside o ponto positivo na obra de Mcbain, a descrição dos procedimentos.
Mas, como toda a cidade real, os crimes acontecem a todo momento, e eles pipocam ao longo da história principal. A trama central se desenvolve a partir da morte de uma freira e, à medida que ocorre a investigação, os detetives vão confrontando verdades e mentiras na fala das testemunhas. Se se prestar a devida atenção, se percebe as incongruências na narração dos fatos pelas testemunhas.
Enfim, um livro gostoso de se ler, e que vale a pena pela descrição dos procedimentos policiais, pelo desenvolvimento da narrativa e pelo final inesperado.
Termino com uma citação do livro:
"Por isso, se você chegou aqui [nesta cidade] pensando, 'Poxa, vai haver um assassinatozinho numa casa e uma senhora de cabelos azuis irá resolvê-lo nas suas horas de folga, quando não estiver cuidando de seu canteiro de rosas', você veio à cidade errada, na época errada do ano. Nesta cidade, as coisas acontecem o tempo todo, em toda parte, e não é preciso ser detetive para sentir a maldade no ar." (p. 32).

Nenhum comentário: