quinta-feira, dezembro 10, 2009

O segredo dos inocentes - Thomas Harris


"Cinco mulheres são brutalmente assassinadas em diferentes localidades dos Estados Unidos. Para chegar até o sanguinário assassino, uma jovem treinada pelo FBI entrevista o Dr. Hannibal Lecter, um brilhante psiquiatra, cuja mente está perigosamente voltada para o crime. Ao seguir as pistas apontadas por Lecter, a jovem se vê envolvida numa teia mortífera e surpreendente."
Sempre é tempo de voltar aos clássicos. Já havia lido os outros dois livros da trilogia de Thomas Harris, mas ainda faltava este aqui. E ultimamente tenho lido vários livros que são apontados como no mesmo estilo de O silêncio, assim, voltei às raízes, à inspiração de tantos livros.
Confesso que me surpreendeu, mesmo já tendo assistido o filme. O livro é muito bom, realmente um diferencial nessa enxurrada de novos escritores criminais.
A idéia de colocar um criminoso como Dr. Lecter como uma espécie de conselheiro para a caçada à um serial killer foi uma grande tirada. Com suas habilidades de psicólogo, Lecter constrói um perfil do criminoso, mas não sem antes pedir algo em troca da detetive Clarice Starling.
Neste suspense os personagens centrais da trama são três, o criminoso, a detetive Starling e o Dr. Lecter. E este não é o vilão. Pelo menos no começo do livro.
A busca pelo criminoso faz com que Starling utilize ao máximo seus recéns adquiridos conhecimentos forenses e a prova final de sua capacidade será testada de maneira fatal.
Um verdadeiro clássico de romance policial
* Prêmio Bram Stoker de 1988, conceituado prêmio para autores de livros de suspense.

Nenhum comentário: