terça-feira, julho 06, 2010

O livro é muito bom e te prende até o fim. Claro que dá pra sentir a diferença da escrita de Robert Ludlum, mas Lustbader mantém o nível. Muita ação, perseguições de carro, conspirações mundiais, reviravoltas, enfim, tudo o que a boa literatura de espionagem pode oferecer.
As cenas de ação são bem descritas, bem ao estilo Ludlum. Golpes, escapadas, perseguições possuem um detalhismo tal que é como se estivéssemos na cena.
Lustbader também se dá bem ao conectar histórias presentes em outros livros da série e dar continuidade à estas histórias. Este é algo muito legal para quem leu os outros livros, mas também não é problemático pra quem não leu.
Um problema que eu achei, mas que talvez seja o próprio desenvolvimento do personagem, é que Bourne apanha muito neste livro. Faltou uma certa antecipação ao que iria acontecer como ocorria nos outros livros. Parece que nada saia como planejado para Bourne, o que vai um pouco contra os outros livros escritos por Ludlum. Naqueles, mesmo que Bourne não sabia o que estava acontecendo, ele sabia como se sair bem das mais inusitadas situações. Neste Legado Bourne, as antecipações até ocorrem, mas muito pouco. A maior parte do tempo, Bourne é pego de surpresa. Enfim, talvez ele esteja envelhecendo.
De qualquer forma o final é empolgante e tem todas as pontas amarradas.

O filme deste livro, mais uma vez com Matt Damon deve chegar em 2011.

Um comentário:

JLM disse...

olá, tava dando uma olhada no teu espaço e percebi q vc curte suspense. então deve estar por dentro dos escritores suecos, certo? eu baixei uma série (tv) chamada wallander, baseada em livros depois de ler esta matéria (http://bit.ly/aLAjaQ) e os episódios de 1h30 são mto bons. acredito q os livros sejam tb. vc já leu algum wallander?

abraços