segunda-feira, setembro 21, 2009

Legado de Cinzas


Legado de Cinzas, do jornalista americano Tim Weiner é uma história da Central Inteligence Agency, ou Cia. O autor utilizou quilos de documentação oficial e entrevistas realizadas com ex-integrantes. Apesar da quantidade de documentos, o autor tem uma escrita bastante fluida, o que facilita as notas estarem ao fim do livro. Assim, somente quem quiser saber mais informações pode dar uma olhada nas notas.
Neste livro o autor quebra uma série de mitos que muitos de nós possuímos acerca da Cia, graças à imagem passada através do cinema. Segundo o autor, a Cia não conseguiu cumprir seu objetivo: ser um serviço de espionagem de primeira linha.
Tim Weiner demonstra, sempre através de fontes, várias falhas da Cia em missões no exterior, desde falta de compreensão cultural, até passagem de armas para o inimigo. O autor chega a citar o 11 de setembro, marcando esta data como o fim do serviço secreto da Cia.
É impressionante descobrir que um país como os Estados Unidos, a maior potência mundial, não tem um serviço secreto digno, como o britânico e o russo, por exemplo.
Enfim, uma leitura bastante pertinente para se perceber a política e a segurança americana nos últimos 65 anos.

Nenhum comentário: