sexta-feira, setembro 25, 2009

The Surgeon - Tess Gerritsen

Este é o primeiro livro que leio de Tess Gerritsen. E com certeza o primeiro de muitos.
A autora foi muitas vezes comparada com Robin Cook e seus thrillers médicos, mas acho que os dois são muito diferentes. Nem sei se se pode chamar o livro de Gerritsen de thriller médico. Com muitas descrições de procedimentos politicias, este livro se encaixa mais na categoria policial, apesar de contar com algumas cenas de procedimentos médicos. Isso se deve ao curriculo médico da autora.
Bom, falemos sobre a história. Um serial killer ataca e mata mulheres em Boston, e o modus operandi dos crimes, faz com que a imprensa o chame de o Cirurgião, já que somente alguém com conhecimentos médicos podia realizar aqueles crimes. A pista para estes novos crimes reside no passado: outros crimes idênticos haviam acontecido, mas o criminoso foi morto. Assim, a investigação se desdobra pensando em um copycat, um copiador.
Pode-se dizer que este livro é uma mistura dos seriados House, CSI e Criminal Minds, pois há descrição de procedimentos médicos, policiais e de profilers, os responsáveis por ler a mente dos criminosos.
A história é contada de uma forma rápida, mas sem atropelar os detalhes. Um recurso interessante na narrativa é a inclusão do pensamento do criminoso (a), sem revelar quem ele ou ela é.
Enfim, um policial bem escrito, que te faz ficar acordado até tarde para terminá-lo. O suspense é matador.
P.S: Publicado no Brasil como: "O Cirurgião".

Nenhum comentário: